Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Firenze / Florença

    Firenze / Florença é uma das mais lindas cidades da Itália ou até mesmo do mundo.
    Florença foi governada pela Família Médici, que patrocinou bastante as artes, igrejas e museus. A cidade tem obras de mestres Renascentistas como: Leonardo da Vinci, Giotto, Michelangelo, e vários outros que estudaram na Escola das Artes, onde tem as estátuas de todos grandes nomes que por lá passaram. Andando pelas ruas se encontra vários casarões onde os moradores colocam em suas janelas os varais de roupas, muito interessante, tem de tudo nesses varais.
    Por onde andamos sempre nos deparamos com o Rio Arno, onde por cima dele passa diversas pontes. Mas a mais importante da cidade é a Ponte Vecchio, ela foi construída em 1345, onde a Família Médici passava para poder ir ao Palazzo Pitti, antiga residência projetada por Brunelleschi, para que eles atravessassem sem se misturar com o povão. Foi a única ponte da cidade que não foi destruída na 2ª guerra. 
    Uma grande curiosidade dessa ponte é que nela se tinha lojas onde se vendia peixes e crustáceos, e toda a vez que a rainha passava por lá não gostava do cheiro, então ela mandou que substituísse todas as lojas que lá existia por lojas de ouro e prata, que não tinham cheiro. E até hoje todas as lojas que tem lá, tanto de um lado como do outro são de ouro e prata. Impressionante!!!
     Na realidade o Palácio foi construído pelo banqueiro Luca Pitti, que queria superar o poder dos Médici e ostentar sua fortuna. Mas em 1550 os Pitti à beira da falência o vendeu para os Médici, uma grande irônia do destino. Lá existe museus com os objetos usados na época.
     Mas o que para mim me chamou mais a atenção foi o Giadino di Boboli, um lugar excepcional. Merecedor de se passar um dia inteiro andando por lá, pois é tão grande que se perde até de vista. Com um jardim muito bem cuidado. Vale fazer um pic-nic por lá.
    Também um lugar que deve ir e sentar em um dos tantos cafés que existem por lá, é a Piazza Della Signoria, é a principal praça onde acontece os eventos mais importantes da cidade. Nela existe um escultura da cópia de David, perfeita e também o Pallazo Vecchio. E é lá o grande ponto de encontro dos turistas.
   Atravessando essa praça e caminhando mais um pouco, chegamos a Duomo (Catedral de Santa Maria dei Fiore), uma igreja lindíssima toda revestida com mármore rosa, verde e branco. Ela levou quase 2 séculos para se erguer e é a 4ª maior catedral do mundo. Para quem tiver disposição, que eu não tive, kkkkkkkk, vale a pena subir e ver uma vista maravilhoso. Também tem um museu onde estão expostos utensílios usados em sua construção.
    Esse lugar é realmente IMPERDÍVEL!!! Piazzale Michelangelo. Com uma vista de Firenze extraordinária, é um lugar muito legal também para se sentar e curtir um pouco o visual. Tirando várias fotos em diversos ângulos. Lá também pode-se comprar os souvenir tão desejados por nós turistas.
    E os Gelatos da Itália? E ainda mais na capital mundial do sorvete, eles são imperdíveis! Para onde olhamos, tem vendendo, em diversos sabores, todos muito bons. Estive lá no frio e não resisti, tomei um MARAVILHOSO!!! Os doces e chocolates também são um detalhe a parte, perfeitos!
     E muito interessante também é ir aos 2 mercados, o Mercato Central, que é uma estrutura de ferro de 1870, bem no centro de Firenze, lá vende frutas e verduras frescas, queijos maravilhosos, salames e vários outros temperos. Tem também o Mercato del Porcellino, é ao ar livre, onde se vende produtos de couro, como casacos, carteiras e souvenirs. Aliás, Firenze é a capital do couro também. Lá no del Porcellino tem uma escultura de bronze de Javali, que segundo lendas, dizem que dar sorte passar a mão em seu focinho, de tanto que já passaram a mão, o focinho é bem mais brilhoso, como se vê na foto.
   Uma coisa que não posso deixar de falar é que a estória de Pinóquio foi feita lá, então por onde passamos vemos souvenir de Pinóquio para vender.

   Uma dica importante é a escolha do Hotel, porque se ele fica bem localizado, você tem como circular na cidade a pé. Fiquei no Plaza Hotel Lucchesi, muito bem localizado a beira do Rio Arno.

    Também vale a pena fazer um tour pelas Vinhas do Chianti, além do lugar ser bonito, pode-se fazer degustação nas vinhas do renomado vinho Chianti. Também pode fazer um tour por Siena, uma cidade medieval. E para quem assistiu Passione, lembrará logo da bela paisagem.
    Também pode-se ir a Bologna, que fica a 1 hora e 30 minutos, uma cidade muito bonita também, se for por lá não deixe de comer no Restaurante Osteria de Poeti. 
    E para quem gosta de FERRARI, nada mais nada menos do que ir ao Museu da Ferrari e até mesmo dirigir uma Ferrari na cidade de Maranello, que fica a 1 hora e 50 minutos, e se for por lá, não deixem de almoçar no Restaurante da Ferrari, tudo no restaurante tem a marca Ferrari, do prato ao Lambrusco. Sim, esse é um vinho típico da região muito bom. 

Dicas de Restaurantes e Lanchonetes:
- Restaurant Terra Terra
50122 Firenze – Via dele Oche 21/r
(lugar bem simples, mas com um molho de tomate, perfeito!)
- BVCA-S-GIOVANNI
Piazza S.Giovanni, 8 – 50122 – Firenze
(uma taverna bem legal, que fica sub solo)
- Idue Fratellini
(uma lanchonete de sanduíches com diversos sabores, uma das mais antigas de Firenze)
- Le Carceri
(antiga prisão, restaurante perfeito para comer pizza e um lugar bem diferente)
- Boccadama
 Guia Local:
- Emiliano Gentili
EXCELENTE guia!!! Fala o português perfeitamente.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima postagem.
Beijos Mil ;)

4 comentários:

  1. Amei todas as dicas, amo essa cidade! Bjs Dea Flor

    ResponderExcluir
  2. Oh Déa que bom que gostou. Se tiver mais alguma coisa para acrescentar pode me enviar.
    Saudades......
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. E que charme de lugar... Amei!

    ResponderExcluir