Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Matéria no programa Bem Estar

       Semana passada passou no Programa Bem Estar da Globo uma matéria super interessante a respeito do cuidado com as mão. Mesmo que seja muito difícil para mim, como esmaltólatra que sou, deixar de pintar a unha mesmo que seja 1 semaninha. Mas como a reportagem fala de vários assuntos, achei muito importante postar.
Passar esmalte direto, usar acetona e roer são hábitos ruins para unhas 
     Roer a unha, passar esmalte sem intervalos e usar acetona são três hábitos ruins para a saúde dessa camada de queratina que envolve os dedos das mãos e dos pés.
      A função das unhas na espécie humana é facilitar a manipulação de objetos. Em outros animais, elas têm a forma de garras e servem para cavar ou segurar árvores e alimentos. Já os que apresentam cascos absorvem melhor o impacto das patas e de todo o peso corporal.

     No programa do dia 08.09.11, a dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar falaram sobre como a cor e aparência das unhas podem evidenciar o estado de saúde de uma pessoa.

 
       Já para deixar de roê-las, a pediatra disse que primeiro é preciso querer, e depois ela sugeriu passar um uma substância chamada aloína (com 3% de concentração), que tem gosto amargo. Há esmaltes que já contêm esse composto, mas também é possível solicitar o produto em uma farmácia de manipulação.
     As unhas das mãos crescem cerca de 0,1 milímetro por dia, ou 3 mm por mês. Já as dos pés nascem mais lentamente – podem levar de 6 a 8 meses para se renovarem totalmente. Entre os homens, as unhas aumentam mais rápido que as das mulheres, principalmente durante o dia.
   As unhas das crianças crescem bastante. Já nos idosos, demoram mais. E as da mão direita se desenvolvem mais rapidamente que as da esquerda. Na hora de cortar, faça um formato quadrado, que evita encravamentos, e evite tirar a cutícula, pois ela funciona como uma vedação. Para aparar as unhas do bebê, espere-o dormir ou tome muito cuidado se ele estiver acordado. A limpeza pode ser feita durante o banho.

     Apesar da diversidade de cores que oferecem e de melhorarem a aparência das mulheres, os esmaltes precisam dar uma trégua pelo menos uma vez por semana, para que a região possa “respirar” e não fique tão ressecada. O inverno é um bom momento para fazer isso nos pés, já que as pessoas usam mais botas e sapatos fechados.
     Segundo as especialistas, cores escuras não fortalecem as unhas, isso é mito. O que pode realmente deixá-las mais resistentes são vitaminas do complexo B, zinco e magnésio. Castanhas e grãos integrais também são recomendados.
     Já uma alergia a esmaltes pode tornar os dedos amarelados. No frio, as unhas e os dedos tendem a ficar mais arroxeados por causa dos vasos sanguíneos que se fecham para reter calor.
     Segundo a dermatologista, não é bom usar esmalte em crianças com menos de 12 anos de idade. Unhas postiças e acetona também são prejudiciais: a primeira porque abafa a unha verdadeira e a segunda porque retira a queratina e causa ressecamento.

     Vai uma dica minha, a Impala está lançando o único esmalte no mercado que até uma criança de 2 anos pode usar, pois ele é a base de água e é removido das unhas com água e sabonete.

Espero que tenham gostado da dica.
Beijos Mil ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário